Luis Lema, Le Temps, 16 de setembro de 2026
Há quarenta anos, o colunista do Haaretz documenta a vida dos palestinos na Cisjordânia. Às vésperas das eleições de 27 de outubro, ele não tem nenhuma ilusão: «Israel oferece 50 tons de direita».

Há quatro décadas, o jornalista israelense Gideon Levy mantém vivo o drama palestino nas colunas do jornal Haaretz. Desde o ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023 e a destruição de Gaza, ele não foi convidado uma única vez para os estúdios das televisões israelenses, embora estes estejam fervilhando de debates. Ainda assim, continua seu trabalho, muito crítico das autoridades israelenses. Convidado a Genebra pelo Clube Suíço da Imprensa, pelo Graduate Institute e pelo ICAM, ele dará uma conferência na quinta-feira, 17 de setembro. [veja o vídeo abaixo]
Uma investigação recente publicada por seu jornal mostrou que Benjamin Netanyahu havia sido informado antes de 7 de outubro da iminência do ataque. Isso provocou comoção em Israel?
É verdade, essa investigação mostra que Benjamin Netanyahu sabia do ataque. Mas o que me parece ainda mais importante é que ela estabelece que Netanyahu se recusou a chegar a um acordo com o Hamas, apesar dos acenos deste. Em termos claros, isso significa que todos esses dramas poderiam ter sido evitados. É ainda mais impressionante porque isso se repete, de novo e de novo, na história de Israel. Vimos isso em 1973, quando [o presidente egípcio] Anwar el-Sadat implorava por um acordo.
Israel disse «não», e tivemos a Guerra do Yom Kippur. Aqui, é o mesmo esquema. Os árabes, neste caso o Hamas, fazem uma oferta justa e Israel responde: não, só a guerra, nada além da guerra. Em outras palavras, não queremos nenhum acordo, nem com o Hamas, nem com a Autoridade Palestina, nem com o Hezbollah, nem com o Irã: queremos a guerra.
A isso se soma, nestes dias, o filme «NAZA», que triunfou na Mostra de Veneza ao detalhar os métodos do exército israelense em Gaza e o pouco caso que faz dos civis palestinos. A comoção só aumentou...
Pode dizer isso: há alguns dias, Israel está tomado por uma histeria como nunca antes. A ponto de alguns quererem retirar a nacionalidade dos cineastas ou outros se dizerem prontos para matá-los, assim como suas famílias. Não são apenas os setores mais à direita, mas a sociedade inteira que está contra eles, e praticamente ninguém se levantou para apoiá-los. Na realidade, quanto mais as pessoas ficam furiosas e cheias de ódio, mais desenvolvem atitudes fascistas e macarthistas, e mais se entende que algo está queimando sob seus pés. Se essas pessoas estivessem realmente convencidas de que nossos atos são justos, não estariam nesse estado de agressividade. Penso que, na realidade, é um processo muito saudável, embora muito feio. Isso também revela o verdadeiro rosto da sociedade israelense. De maneira quase mágica, esse filme conseguiu romper o silêncio, romper a desconexão com a realidade, romper a negação.
Esse isolamento dos autores de «NAZA» você também conhece. Há quase quarenta anos, caderno na mão, você vai encontrar e ouvir os palestinos. Com exceção de sua colega do Haaretz, Amira Hass, você é praticamente o único a fazer isso em todo Israel...
Agora temos um ou dois outros jornalistas, mais jovens, que também fazem isso. Mas, de fato, nesse aspecto me sinto mais sozinho do que jamais estive. Israel mudou muito em 7 de outubro. Muito, de maneira radical. Em relação aos palestinos, isso se traduz no agravamento desse sentimento de que eles nem sequer representam seres humanos. A coisa mais barata em Israel é a vida de um palestino. Seja você soldado ou colono, não há nada mais fácil do que atirar em um palestino. Você sabe que nada acontecerá com você. Se atirar em um cachorro, corre mais riscos tanto perante o sistema jurídico quanto aos olhos da opinião pública israelense.
Você continua indo à Cisjordânia?
Vou lá toda semana, embora agora existam 900 postos de controle que tornam qualquer deslocamento muito difícil. Encontro jeitos, dou meus truques aqui e ali. Agora, o único perigo vem dos colonos, cuja violência piora semana após semana. Tento evitá-los e, em geral, não tenho nenhum contato com eles. Mas eles podem aparecer em qualquer lugar, em qualquer estrada, e começar a quebrar o carro e a bater nas pessoas. Diante de soldados que permanecem inativos, você fica totalmente à mercê deles.
Esse é o resultado direto da ocupação prolongada da Cisjordânia?
Quanto mais a ocupação dura, mais brutal ela se torna se quiser acabar com a resistência, que também aumenta. A História está cheia de casos que confirmam essa regra. Numa ocupação como esta, que tem um objetivo muito claro de limpeza étnica, isso não pode ser feito sem brutalidade. É preciso até agir com brutalidade extrema e muitas vezes bárbara. Não há outra possibilidade.
Então é a ocupação prolongada da Palestina que está na origem de toda essa violência?
Sabe, eu não teria dito isso dessa maneira algum tempo atrás, mas o sionismo, que nos levou a acreditar que esta terra estava vazia de habitantes, nunca cogitou fazer qualquer coisa em conjunto com os palestinos. Sempre foi «eles ou nós». Fui criado em um lar sionista, e esse processo de compreensão foi muito longo para mim. Mas entendi que a solução de dois Estados estava perdida. E então comecei a acreditar em uma única democracia entre o rio e o mar. A meu ver, esse Estado único já existe, de fato, mas é um Estado de apartheid, e ainda é preciso transformá-lo em democracia. A partir do momento em que existe um Estado judeu, o único papel do sionismo é manter a supremacia judaica. Ora, não posso me identificar com uma ideologia que acredita em uma supremacia, seja ela nacional ou religiosa.
Há eleições previstas para 27 de outubro. O quadro pode mudar?
Uma coisa está clara: Netanyahu não terá maioria para formar um governo, e acho que ele sabe disso. A questão é saber se a oposição conseguirá fazê-lo aliando-se aos partidos árabes, pois, caso contrário, caminharemos para meses de incerteza e novas eleições. Mas, na verdade, não espero grande coisa dessa votação, já que não existe oposição de esquerda. Uma vez escrevi que a política israelense são 50 tons de direita. Não esperem nenhuma mudança da parte de Israel; isso não acontecerá. Não gosto de convocar o mundo a impor sanções contra meu país, mas não vejo outra solução. Os israelenses devem entender que há um preço a pagar por continuar nessa direção.
Algumas esperanças, no entanto, parecem se depositar em Gadi Eizenkot. Dizem que ele é o contrário de Netanyahu...
Não, ele não é seu contrário. É mais honesto, isso é certo. Manipula menos, mente menos, mas no que diz respeito às suas posições não há nenhuma diferença. A Europa tende a resumir tudo à personalidade do primeiro-ministro. Ela não quer detestar Israel, quer realmente nos amar e se agarra a cada oportunidade. Mas os israelenses não vão acordar uma bela manhã dizendo: «Oh, o que fazemos é ignóbil, vamos acabar com isso». Nem Yitzhak Rabin nem ninguém quis dar aos palestinos o direito de dispor de si mesmos e de ter um Estado. Muito antes de 7 de outubro, todo o processo de paz foi destinado apenas a facilitar as coisas, a tornar a ocupação mais suave, mais cômoda, menos brutal. Mas esse não é o problema. O problema é a existência da ocupação, não seu rosto.
NOMES MENCIONADOS
Amira Hass, Anwar el-Sadat, Barack Obama, Benjamin Netanyahu, Gadi Eizenkot, Gideon Levy, Luis Lema, Yitzhak Rabin
TAGS
Gideon Levy, Luis Lema, Cisjordânia ocupada, sionihilismo, negasionismo, apartheid sionista, solução de um único Estado democrático, assentamentos sionistas, apartheid sionista, 7 de outubro, Palestina/Israel, genocídio de Gaza, Haaretz, Le Temps
Luis Lema é um grande repórter e editorialista internacional suíço, de origem espanhola, jornalista da editoria internacional do diário Le Temps. Sua carreira se estende por mais de trinta anos de cobertura de conflitos mundiais.
1992: começa como correspondente em Madri, no momento em que a Espanha sedia os Jogos Olímpicos de Barcelona e a Exposição Universal de Sevilha.
2000: é nomeado correspondente em Jerusalém; cobre o Oriente Médio na época dos Acordos de Oslo e depois se torna correspondente de guerra durante a segunda Intifada, experiência da qual tirará o livro Cobrir o desastre.
2008-2013: correspondente nos EUA, período marcado pela eleição de Barack Obama.
Depois voltou à editoria internacional do Le Temps, da qual é hoje um dos pilares.
Recebeu o prêmio Jean Dumur 2026, concedido pelos Amigos de Jean Dumur, que saudam uma escrita «afiada», «sensível e clarividente» e um compromisso tenaz de manter a atenção sobre o conflito israelense-palestino.
Todas as nossas publicações são gratuitas e estão sob licença Copyleft. Podem ser republicadas, na íntegra ou em parte, nas seguintes condições:
→ manter o título e o conteúdo
(texto, imagens, notas do editor ou do tradutor, caixas de texto)
→ indicar os créditos do(s) autor(es) e/ou tradutor(es)
→ inserir um link ativo para a fonte.
É proibida qualquer monetização ou utilização comercial destas publicações, que estará sujeita a ação judicial.

